"DEMOCRACIA É A ARTE DE ADMINISTRAR OS CONTRÁRIOS E DE CONVIVER, RESPEITOSAMENTE, COM AS DIFERENÇAS". Luiz Carlos Nemetz.

domingo, 12 de março de 2017

CANTOS ESCUROS GUARDADOS DENTRO DO PEITO

Amigos.

Resolvi hoje mudar um pouco o tom da conversa.
Chega de politica, por enquanto.

Noite passada entre um acorda e dorme, acorda e dorme, muito comum, tive um pensamento e lembrei que certa vez escutei uma poesia crioula e uma das frases ficou na minha cabeça.

“ Me empresta a luz dos olhos negros, brilhantes e puros
Que eu tenho cantos escuros guardados dentro do peito”.

Pela manhã, acionando a internet, descobri que se trata de uma música com o nome de Súplica de autoria de Porca Veia.

Então resolvi com a ajuda do velho e bom Google, comentar com vocês sobre o verso da música e  falar sobre o assunto.

Cantos escuros guardados dentro do peito!!!!

Quem não os têm???

O que são estes cantos escuros dentro de nosso peito???

É tudo aquilo que nos incomoda, aquilo que tentamos esconder e não mostrar, mas  muitas vezes deixamos escapara e transparecer no nosso dia a dia.

São eles:

 1 - A Gula – “desejo insaciável, além do necessário, não só por comida e bebida, mas podemos relacionar com o egoísmo humano, no sentido de querermos sempre mais e mais, não nos contentando com o que temos, uma forma de cobiça".

2 - A Avareza – “apego excessivo e descontrolado, pelos bens materiais e pelo dinheiro.  Priorizando o TER no lugar do SER”.

3 - A Luxúria – “desejo passional e egoísta, por todo prazer sensual e material, corrupção de costumes, lascívia, sexualidade extrema".

4 - A Ira – “raiva, ódio , rancor contra alguém, vontade de vingança. A ira torna a pessoa furiosa e descontrolada com o desejo de destruir aquilo que provocou sua ira, é algo que provoca a pessoa. Normalmente volta-se para aquele que deixou o ódio plantar sementes em seu coração".

5 - A Inveja – “prioriza o status de outra pessoa. Desejo exagerado por posses, habilidades e tudo que outra pessoa tem e consegue. Geralmente esquecemos o que somos e temos para cobiçar o que é do próximo. Confunde-se frequentemente com a Avareza que também é um desejo por riqueza material que pode ou não pertencer a outro".

6 - A Preguiça – “negligência ou falta de vontade, para o trabalho ou atividades importantes, falta de capricho, de esmero, morosidade, lentidão, moleza".

7 - A Soberba – Vaidade – “ manifestação de orgulho excessivo e arrogância, preocupação com o aspecto físico para conquistar a admiração dos outros".

Como é difícil mantê-los quietos!!!

Mais difícil ainda é tentar eliminá-los!!!  

Esta luta, que deve ser diária, vai permitir que sejamos pessoas mais humanas e que nossa passagem por aqui tenha valido a pena.

Quando chegarmos de volta a nossa verdadeira casa, Nosso Pai nos receberá de braços abertos e orgulhoso por termos cumprido bem nossa missão.

Que possamos dizer:

Eu tive olhos "verdes", brilhantes e puros que me emprestaram sua luz e me ajudaram na difícil tarefa de tentar ser uma pessoa melhor cada dia que passou.

Grande Abraço



Nenhum comentário:

Postar um comentário