"DEMOCRACIA É A ARTE DE ADMINISTRAR OS CONTRÁRIOS E DE CONVIVER, RESPEITOSAMENTE, COM AS DIFERENÇAS". Luiz Carlos Nemetz.

domingo, 14 de maio de 2017

DIA DAS MÃES

Amigos

Segundo domingo de maio é o dia dedicado as mães.

Data simbólica  porque na realidade todos os dias são delas e eu tenho a graça de ter a minha ainda comigo.

A elas minha homenagem com uma mensagem que recebi e gostei muito.


"MÃE DESNECESSÁRIA -

A boa mãe é aquela que vai se tornando desnecessária com o passar do tempo. Várias vezes ouvi de um amigo psicanalista essa frase, e ela sempre me soou estranha.

Até agora. Agora, quando minha filha de quase 18 anos começa a dar voos-solo.

Chegou a hora de reprimir de vez o impulso natural materno de querer colocar a cria embaixo da asa, protegida de todos os erros, tristezas e perigos. Uma batalha hercúlea, confesso. Quando começo a esmorecer na luta para controlar a super-mãe que todas temos dentro de nós, lembro logo da frase, hoje absolutamente clara.

Se eu fiz o meu trabalho direito, tenho que me tornar desnecessária.

Antes que alguma mãe apressada me acuse de desamor, explico o que significa isso.

Ser “desnecessária” é nã o deixar que o amor incondicional de mãe, que sempre existirá, provoque vício e dependência nos filhos, como uma droga, aponto de eles não conseguirem ser autônomos, confiantes e independentes. Prontos para traçar seu rumo, fazer suas escolhas, superar suas frustrações e cometer os próprios erros também. A cada fase da vida, vamos cortando e refazendo o cordão umbilical. A cada nova fase, uma nova perda é um novo ganho, para os dois lados, mãe e filho.

Porque o amor é um processo de libertação permanente e esse vínculo não pára de se transformar ao longo da vida. Até o dia em que os filhos se tornam adultos, constituem a própria família e recomeçam o ciclo. O que eles precisam é ter certeza de que estamos lá, firmes, na concordância ou na divergência, no sucesso ou no fracasso, com o peito aberto para o aconchego, o abraço apertado, o conforto nas horas difíceis.

Pai e mãe – solidários – criam filhos para serem livres. Esse é o maior desafio e a principal missão.

Ao aprendermos a ser “desnecessários”, nos transformamos em porto seguro para quando eles decidirem atracar."


Nossos filhos não são nossos.

São do Mundo.

Nossa missão é dar-lhes asas para que possam voar.

Quanto mais alto for este voo, maior será nosso ORGULHO, nossa SATISFAÇÃO, pois  quando chegarmos frente a nosso PAI MAIOR  e ELE nos perguntar - O QUE FIZESTES COM OS FILHOS QUE TE DEI? -  termos a certeza de MISSÃO CUMPRIDA.

Abraço

Paulo Coimbra

Maio/2017


4 comentários:

  1. Ser pai ou mãe é ter a certeza que nossos filhos, frente às encruzilhadas da vida, escolherão o caminho certo, mas, mesmo assim, sem invadir, sem tolher e sem interferir, vamos ficar de longe orando, desejando e torcendo para que eles sejam felizes, em toda a acepção da palavra. Parabéns Paulo Coimbra pela bela postagem.

    ResponderExcluir
  2. Lindo Pai. Agradeço a DEUS pela tua vida e pela vida da mãe.
    Amo Vocês!

    ResponderExcluir
  3. Bjo filho. Também te amamos.

    ResponderExcluir