"DEMOCRACIA É A ARTE DE ADMINISTRAR OS CONTRÁRIOS E DE CONVIVER, RESPEITOSAMENTE, COM AS DIFERENÇAS". Luiz Carlos Nemetz.

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

OPOSIÇÃO - QUAL A SUA FINALIDADE?



AMIGOS,

Observando a atuação de nossa "oposição" no governo Municipal, Estadual e Federal, resolvi pesquisar na Internet uma definição para este termo. Vejam o que eu encontrei:

"Para entender o que a oposição é, no sentido real, importante olhar para o papel que ela desempenha no governo democrático. O papel de uma oposição numa democracia está muito longe da definição dada por Tierney, um comentarista, cerca de um século atrás, quando ele afirmou que:"
"O dever de uma oposição é propor nada, se opor a tudo e transformar o governo".

No meu entendimento oposição serve para fiscalizar o governo, analisar suas propostas, seus projetos e o mais importante de tudo ser a voz de uma parte significativa do eleitorado.

A oposição tem o dever de opor-se ao governo no poder?
Sempre?

Este é o mais popular, e muitas vezes confuso papel.
Mas para que?

Para proteger o interesse da população.
Deve expor suas ideias, claramente, e apresentar projetos viáveis para resolver os problemas cruciais de nosso dia a dia.
Projetos e reformas que tirem direitos dos trabalhadores como a Trabalhista e a da Previdência,  devem ser discutidas a exaustão. Aí sim a oposição está cumprindo seu papel.

O que temos realmente no nosso país em termos de oposição?
Na maioria das vezes, simplesmente um voto contrário, artimanhas para melar um projeto que faria bem ao Município, Estado ou União,  fazendo com que uma solução ou um paliativo para amenizar a situação, não seja levado a termo.

Exemplos disso:
Plano de Recuperação Fiscal do Estado e Intervenção no Rio de Janeiro.

Será  utopia minha, fazer uma oposição séria, coerente, votando sim a tudo que faz bem a comunidade e rejeitando tudo aquilo que viria prejudicar a população?

Afinal esta situação de caos, não é de agora, isto é consequência de vários governos, dos mais diversos partidos, que se revezam no poder.

Oposição de hoje foi o governo de ontem. E governo de hoje foi à oposição de ontem. é bom não esquecer disto. 

Todos de uma maneira ou de outra são responsáveis pela situação atual.

Inclusive nós que elegemos todos eles.

Oposição por oposição, simplesmente, não me agrada.

Grande abraço

Paulo Coimbra
Fevereiro/2018













2 comentários:

  1. Caro Paulo e leitores, gostaria de deixar uma pergunta na mesma linha de raciocínio: que moral tem um político que se ausenta do plenário para não ter quorum suficiente de alguma questão que ele não concorda?
    Na nossa política suja é alegado que é estratégia. Estratégia para quê? Forçar uma negociação mais atraente? Mas o parlamentar não tem o direito (dever) de propor emendas que contemplem uma melhor aplicação da lei que está sendo elaborada? Então, por que não se faz presente e vota contra a aprovação? Esta é uma pergunta retórica, pois sabemos muito bem a resposta.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito Paulo ... estamos a mercê de uma cortina q ofusca nossa sociedade.. privilegiando aoenas a quem interessa as leis.. prisões e cassações .... a União do povo se faz necessariamente URGENTE!!!!
    ÓTIMO TEXTO ..
    ABRAÇOS

    ResponderExcluir