sexta-feira, 27 de julho de 2012

DESRESPEITO

Bom dia pessoal!

Olha eu aqui, novamente, comentando coisas que leio em jornais ou vejo na TV.

Quero falar sobre DESRESPEITO AOS PROFESSORES, algo que está muito na moda.

O Governo não está nem aí para essa categoria aliás, para nenhuma. Atualmente, a preocupação é a COPA  e a "construção" de estádios.

Então, vou tentar resumir um fato ocorrido com um professor de Física para o Ensino Médio de uma escola de Porto Alegre que foi divulgado nos jornais e tomei conhecimento através de e-mail  que anda circulando na internet.

"O referido professor estava dando sua aula quando resolveu aparecer na escola uma daquelas "alunas turistas", que aparecem vez por outra para "fazer um social", para rever conhecidos.
Por três vezes teve que pedir licença à mocinha para poder explicar o conteúdo que era abordado.
Após insistentes pedidos e estando, novamente, no meio de uma explicação que necessitava da atenção de todos, toca o celular da aluna, interrompendo todo um processo de desenvolvimento de uma idéia e prejudicando o andamento da aula.
Mudando o tom do pedido, o professor aconselhou à "menina" que se não quisesse estudar   procurasse outro local, fizesse um curso à distância ou coisa do gênero. A estudante quis argumentar e o professor falou que não discutiria com ela.

Depois disso tocou o sinal para o intervalo. A menina resolveu ir embora e desceu as escadas chorando por ter sido repreendida na frente dos colegas.

De casa, sua mãe ligou para a Escola  e falou com o vice-diretor, relatando que tinha conhecidos influentes em Porto Alegre e que aquilo não iria ficar assim.

Não procurou, em nenhum momento, escutar a versão do professor nem mesmo para dizer que sua postura frente ao assunto estava equivocada, nem tampouco procurou a diretoria do Colégio para saber o que realmente havia acontecido.

Próximo passo dado pela mãe?  POLICIA CIVIL..... Isso mesmo.....o professor teve que comparecer na 8ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre para prestar esclarecimentos por ter "constrangido" uma adolescente de 17anos, que pouco frequenta as aulas e quando o faz é para importunar, atrapalhar seus colegas e professores."

PERGUNTAS?????

A atitude do professor em repreender a aluna foi errada?

A atitude da mãe da menina foi equivocada?

O problema nos dias de hoje é que depois que inventaram o tal de "politicamente correto", não se pode dizer mais nada, pois tudo constrange, tudo ofende.

Estou sendo repetitivo em afirmar isto, mas temos muitos direitos e nenhuma obrigação. Achamos que tudo é permitido e quando nos encontramos frente a uma situação desconfortável, que nos proíbe de fazer algo que para nós é "normal", ficamos  pensando que estamos sendo injustiçados.

E assim vamos vivendo e ensinando nossos filhos e netos.

CELULARES, principalmente, em salas de aulas, não deveriam ser desligados?

Deveria ser norma da Escola, ao entrar em sala de aula, desligar o celular.
É assim que funciona em  reuniões, convenções ou quaisquer outros eventos que participamos..

Que dizer, então, da atitude dessa mãe que conhecendo unilateralmente o fato deu-se ao "direto" de dar  queixa à  polícia sem preocupar-se com a veracidade do caso e quem teve de se explicar foi o professor.

Alguns pais , de hoje, pagam pequenas fortunas a colégios particulares para a educação de seus filhos e,  por essa razão, acham-se no direito de transferir, também, responsabilidades e obrigações que lhes  competem, naturalmente.

Neste e-mail que recebi, constava alguns dados bem interessantes, tais como:

Ronaldinho Gaúcho - Homenageado pela  "Academia Brasileira de Letras"

Tiririca - Membro da Comissão de Educação e Cultura do Congresso.

PARA AQUELES QUE ACHAM QUE EDUCAÇÃO NÃO É IMPORTANTE:
CONTRATE O TIRIRICA PARA DAR AULAS PARA SEU FILHO.

Piso Nacional dos professores: R$ 1.187,00

Moral da história:
Os professores ganham pouco, porque “só servem para nos ensinar coisas inúteis” como: ler, escrever, pensar,formar cidadãos produtivos, etc., etc., etc....

SUGESTÃO: Mudar a grade curricular das escolas, que passariam a ter as seguintes matérias:

Ø Educação Física: Futebol;
Ø Música: Sertaneja, Pagode, Axé;
Ø História: Grandes Personagens da Corrupção Brasileira; Biografia dos Heróis do Big Brother; Evolução do Pensamento das "Celebridades";
Ø História da Arte: De Carla Perez a Faustão;
Ø Matemática: Multiplicação fraudulenta do dinheiro de campanha;
Ø Cálculo: Percentual de Comissões e Propinas;
Ø Português e Literatura: ?... Para quê ?...
Ø Biologia, Física e Química: Excluídas por excesso de complexidade.

Está bom assim? ...



Nenhum comentário:

Postar um comentário