"EU DESCONFIO DE TODO O IDEALISTA QUE LUCRA COM SEU IDEAL" (Milor Fernandes). Nunca uma frase foi tão atual.

domingo, 12 de março de 2017

CANTOS ESCUROS GUARDADOS DENTRO DO PEITO

Amigos.

Resolvi hoje mudar um pouco o tom da conversa.
Chega de politica, por enquanto.

Noite passada entre um acorda e dorme, acorda e dorme, muito comum, tive um pensamento e lembrei que certa vez escutei uma poesia crioula e uma das frases ficou na minha cabeça.

“ Me empresta a luz dos olhos negros, brilhantes e puros
Que eu tenho cantos escuros guardados dentro do peito”.

Pela manhã, acionando a internet, descobri que se trata de uma música com o nome de Súplica de autoria de Porca Veia.

Então resolvi com a ajuda do velho e bom Google, comentar com vocês sobre o verso da música e  falar sobre o assunto.

Cantos escuros guardados dentro do peito!!!!

Quem não os têm???

O que são estes cantos escuros dentro de nosso peito???

É tudo aquilo que nos incomoda, aquilo que tentamos esconder e não mostrar, mas  muitas vezes deixamos escapara e transparecer no nosso dia a dia.

São eles:

 1 - A Gula – “desejo insaciável, além do necessário, não só por comida e bebida, mas podemos relacionar com o egoísmo humano, no sentido de querermos sempre mais e mais, não nos contentando com o que temos, uma forma de cobiça".

2 - A Avareza – “apego excessivo e descontrolado, pelos bens materiais e pelo dinheiro.  Priorizando o TER no lugar do SER”.

3 - A Luxúria – “desejo passional e egoísta, por todo prazer sensual e material, corrupção de costumes, lascívia, sexualidade extrema".

4 - A Ira – “raiva, ódio , rancor contra alguém, vontade de vingança. A ira torna a pessoa furiosa e descontrolada com o desejo de destruir aquilo que provocou sua ira, é algo que provoca a pessoa. Normalmente volta-se para aquele que deixou o ódio plantar sementes em seu coração".

5 - A Inveja – “prioriza o status de outra pessoa. Desejo exagerado por posses, habilidades e tudo que outra pessoa tem e consegue. Geralmente esquecemos o que somos e temos para cobiçar o que é do próximo. Confunde-se frequentemente com a Avareza que também é um desejo por riqueza material que pode ou não pertencer a outro".

6 - A Preguiça – “negligência ou falta de vontade, para o trabalho ou atividades importantes, falta de capricho, de esmero, morosidade, lentidão, moleza".

7 - A Soberba – Vaidade – “ manifestação de orgulho excessivo e arrogância, preocupação com o aspecto físico para conquistar a admiração dos outros".

Como é difícil mantê-los quietos!!!

Mais difícil ainda é tentar eliminá-los!!!  

Esta luta, que deve ser diária, vai permitir que sejamos pessoas mais humanas e que nossa passagem por aqui tenha valido a pena.

Quando chegarmos de volta a nossa verdadeira casa, Nosso Pai nos receberá de braços abertos e orgulhoso por termos cumprido bem nossa missão.

Que possamos dizer:

Eu tive olhos "verdes", brilhantes e puros que me emprestaram sua luz e me ajudaram na difícil tarefa de tentar ser uma pessoa melhor cada dia que passou.

Grande Abraço



Nenhum comentário:

Postar um comentário