"DEMOCRACIA É A ARTE DE ADMINISTRAR OS CONTRÁRIOS E DE CONVIVER, RESPEITOSAMENTE, COM AS DIFERENÇAS". Luiz Carlos Nemetz.

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

70 anos - Lembranças e Emoções


Amigos.

Hoje completo 70 anos de vida.


Tenho que comemorar, mas principalmente, muito, muito mesmo a agradecer!


Em primeiro lugar a DEUS que me permite ainda continuar aqui e com saúde.


Agradecer também a minha família - mulher, filhos, mãe,  irmã, tias, primos, sobrinhos, cunhados, netos, genro, nora, afilhados e amigos que a vida me deu durante este tempo todo.


Pesquisando no Google achei várias frases e me identifiquei com algumas:


Vejamos:


- "A idade não nos protege do amor. Mas o amor, até certo ponto, nos protege da idade" - Jeanne Moreau


- "Com vinte anos todos têm o rosto que Deus lhes deu, com quarenta, o rosto que lhes deu a vida, e com sessenta, o rosto que merecem" - Albert Schweitzer


- "Meia-idade é quando você para de criticar os mais velhos e começa a criticar os mais novos" - Laurence J Peter.


- " O que é um adulto? Uma criança inchada pela idade" - Simone de Beauvoir


- "Os primeiros quarenta anos de vida nos dão o texto,  os trinta seguintes, o comentário" - Arthur Schopenhauer.


Costumo dizer que com esta idade já tenho mais passado do que futuro.


Lembranças e emoções povoam meu dia a dia. 


A infância e adolescência em Alegrete - Loja Guarita, Loja Imperial, Loja A Garota.  Férias na granja do General Cheuiche. Quantas lembranças destes queridos.


Instituto de Educação Osvaldo Aranha -  onde estudei até o primeiro ano do Científico.

Turmas 11 - 21- 31 e 41 do Ginásio, colegas e amigos feitos naquela época e até hoje lembrados.

Em plena Revolução de 64 fui para Porto Alegre onde terminei o Cientifico no Colégio Anchieta, segunda turma de formandos do prédio novo na Av, Nilo Peçanha (1966).

Fomos a última turma a estudar no velho casarão do Anchieta na Rua Duque de Caxias.

Banco do Paraná e Banco Nacional - primeiros empregos em Porto Alegre. Comecei a trabalhar com 17 anos - fui emancipado para poder começar a trabalhar com carteira assinada.

Ivo Nora Ltda -  outra empresa que trabalhei em porto Alegre. Fui vendedor de material de construção. Vendia azulejos Incepa e louças sanitárias da marca Deca.

Fiz vestibular duas vezes para veterinária e não consegui classificação depois quando comecei a trabalhar fiz vestibular para Administração na Unisinos.


Passei e comecei a estudar a noite pois durante o dia trabalhava.  Ficou muito complicado e arrisquei no meio do ano vestibular na PUC. Fui aprovado. Fiz a matricula mas não cheguei a frequentar.

Claudio Mallmann Gomes Carneiro, Francisco Ferreira da Costa e Roberto Wernz, meus companheiros desta jornada em Porto Alegre.


Neste meio tempo meu pai havia adoecido em Alegrete e para encurtar a conversa terminei voltando para a terrinha.


Tudo aconteceu muito rápido e inesperadamente - Um dia General Cheuiche (durante o ano de 1969) apareceu lá na casa da minha tia Raquel com quem eu morava e disse:  GURI VIM TE LEVAR. TUA MÃE ESTÁ PRECISANDO DE TI, LÁ NO ALEGRETE.


Lembro que eu disse, General, sem emprego não posso  voltar!!!!


Foi então que eu soube que ele havia planejado tudo e que realmente tinha vindo para me levar de volta. Na época ele era o presidente da Fundação Educacional de Alegrete e o cargo de Tesoureiro da Fundação estava vago e ele havia reservado para mim.


Havia sido implantado o Curso de Economia como extensão da UFSM - e em 1970 - eu vim matriculado e como tesoureiro da Fundação com uma bolsa de estudos, até me formar em 1973.


Bendito GENERAL CHEUICHE e sua querida família. Pela segunda vez entraram na minha vida mudando-a definitivamente.


Passei no concurso para o Banco do Brasil onde fiz carreira e após 29 anos, depois de ter trabalhado na Agências de Alegrete, São Francisco de Assis, Cesecs Alegrete, Canoas e finalmente Cesec Porto Alegre onde aposentei. Tempo muito bom onde conheci, convivi e fiz belas amizades.

Com minha volta para Alegrete me reencontrei com amigos de infância, ginásio e  adolescência e na Faculdade reencontrei ANA MARIA.


Reencontro fatal -  KKKKK  -  Casamos em 1974.  Bem feito para ela. Me aguenta até hoje


Passamos no concurso do Banco do Brasil e trabalhamos juntos, nos casamos um ano depois.


Minha mulher, companheira, amante, amiga de toda uma vida - faremos 45 anos de casados em 2019.


Tivemos 3 filhos - GUSTAVO - ANA PAULA E FERNANDA.


Criaram asas e voaram alto o que nos causa muito orgulho.  Com a graça de Deus, plantamos uma boa semente. A colheita foi excelente.


GABRIELLE  E ARTHUR  -  Netos queridos - minha morena linda e cheia de curvas e meu garoto que me chama de vovô maluco lelé e adora jogar futebol.  Filhos do GUSTAVO e da TINE - filha do coração.


PAULO EBLING - meu genro querido outro filho do coração presenteado por Deus.


Amigos tenho poucos mas são de qualidade, são de fé. Eles sabem quem são. Não preciso dizer os nomes.


Por tudo isso que lembro, por todos estes que fazem parte da minha vida,  que me acompanham e aguentam minhas chatices, minhas manias e agora depois de velho toleram minhas rabugices e para aqueles que infelizmente partiram mais cedo, posso dizer:

Sou um homem realizado e plenamente feliz.  Me sinto com a missão cumprida.


DE CORAÇÃO MEUS AMIGOS QUERIDOS


MUITO OBRIGADO.



Paulo Coimbra

Dezembro/2018

5 comentários:

  1. PARABÉNS, meu irmão! Boas
    lembranças nao nos deixam sós porque são resquícios do que vivemos, do que somos, em quem nos tranformamos. Tu e tuas escolhas. PARABÉNS pelo homem , filho e irmão que te transformaste, ao longo de teus 70 anos bem vividos de lutas e vitorias. Pelo marido, pai, avô, tio e padrinho minha admiracao sempre. Pelo irmão, o meu amor incondicional! Bjubju Gilka Coimbra

    ResponderExcluir
  2. Te amo, paizão.
    Lindo testemunho, de emocionar .
    Que Deus siga te abençoando SEMPRE.
    Conta conosco em todos os momentos. Tu és bênção em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  3. Feliz Aniversário, Paizão!!!!
    Te amamos!!! Um beijão no coração, Nanda e Paulo.

    ResponderExcluir
  4. Belas palavras meu amigo...sinto-me feliz por ter participado da tua biografia...
    Muitas felicidades por esses 70 anos!
    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Meus caros valeu pelos comentários.

    Grato Chico.

    Minha mana e meus filhos. Amo vocês. Bjo

    ResponderExcluir