AMIGOS
Desde o final da eleição para prefeitos e vereadores, devido a demora na divulgação dos resultados, esta polêmica da urna eletrônica x voto impresso voltou a ser lembrada nas redes sociais.
Uns contra, outros a favor. Não vou mencionar qual situação tem mais numero de adeptos, só quero comentar sobre o assunto.
Na realidade houve um atraso muito grande na divulgação.
Sabemos, agora, segundo explicações do Ministro Barroso, presidente do TSE, que o problema foi o seguinte: - pesquisa no Google conforme link abaixo.
(https://gauchazh.clicrbs.com.br/politica/noticia/2020/11/problema-tecnico-em-supercomputador-provocou-atraso-na-apuracao-diz-barroso-ckhjsff6x0015016gt0gj9z93.html)
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, comentou em coletiva realizada na noite deste domingo (15) sobre o atraso na divulgação dos dados da apurações das eleições 2020. Segundo Barroso, o problema na totalização de votos ocorreu por "força de problemas técnicos"
Disse também;
Na eleição deste ano, o TSE está centralizando a divulgação dos resultados, ao contrário do que aconteceu em pleitos anteriores, quando os tribunais regionais eram os responsáveis por publicar os dados.
Contudo, confirmou que houve a sobrecarga no sistema.
(https://gauchazh.clicrbs.com.br/politica/noticia/2020/11/problema-tecnico-em-supercomputador-provocou-atraso-na-apuracao-diz-barroso-ckhjsff6x0015016gt0gj9z93.html)
Para que isso acontecesse, centralização dos dados em Brasília, foi feito um contrato com a Oracle do Brasil Sistemas, sem licitação (26 milhões de reais), para contratar o "Supercomputador" responsável pelo atraso na apuração das eleições.
https://www.facebook.com/watch/?v=385228765958318
Dadas as devidas explicações vamos ao que interessa,
Porque não voltar ao sistema de voto impresso?
É muito caro! Demora muito a divulgação dos resultados!
Estes são os argumentos usados por quem é contra o voto impresso.
E a polêmica está criada.
Vi na internet uma sugestão bem interessante. Não sei se é viável, mas seria uma maneira de acalmar os eleitores e confiar mais neste sistema de urnas eletrônicas.
Veja a foto.
O que vocês acham?
Será que sairia mais caro que o valor que pagaram pelo supercomputador?
Grande abraço
Paulo Coimbra
Novembro/2020
Interessante a ideia e o questionamento que sugeres. Que triste um país nao ter confiabilidade. Precisamos estar sempre questionando e procurando outras formas para sermos menos "enganados".
ResponderExcluirCansativo e nao leva a grandes mudancas. Pois, a verdadeira mudanca que precisamos é de CARÁTER. ABRAÇO.
Gilka Coimbra
ResponderExcluirNão poderia permitir que o votante retirasse ou fotografasse o papel impresso.
ResponderExcluirMuito fácil de ser utilizado para comprovar aos "compradores" de votos em queno votante realmente escolheu