Este é o título do livro de autoria de Pietra Bertolazzi que comecei a ler.
Muito interessante.
Vou começar a citar, aqui neste meu espaço, alguma frases e conceitos que ela desenvolve e que achei muito interessante repassar.
Vamos iniciar, entao, uma série de textos falando sobre o assunto.
A VERDADE É E SEMPRE SERÁ UMA SÓ.
Portanto, acima de tudo, precisamos parar com a mania de achar que é "ético" aceitar coisas que violam a nossa consciência, mesmo que ela esteja inundada de conceitos sintéticos e mundanos.
O QUE É UMA DOUTRINA?
Por definição, doutrina é um conjunto coerente de idéias e teses sobre a realidade que pode ser formalmente expresso, ensinado e discutido.
Mas no contexto atual, doutrina pressupõe: TRANSMITIR A UM INDIVÍDUO UMA CRENÇA OU ATITUDE PARTICULAR, COM O OBJETIVO DE QUE NÃO ACEITE UMA OPINIÃO DIFERENTE.
Hoje em dia, o termo doutrinação se popularizou para designar os ataques progressistas que a sociedade vem sofrendo através da mídia, da cultura e principalmente das escolas, que é onde tudo começa. A doutrinacão atual poderia ser definida, sem exageros retóricos como,
MANIPULAÇÃO E IMPOSIÇÃO COMPORTAMENTAL, e age de forma coercitiva o suficiente para não passar pelo filtro das idéias e da inteligência individuais, pois a forma como é imposta ( e não proposta ou ensinada) não deixa espaço para qualquer tipo de questionamento.
Transmite-se um conjunto de cacoetes, símbolos e sentimentalismo exacerbado, os quais, dominando as mentes, fazem com que as pessoas ajam de forma burra, robotizada e cega. Ou melhor dizendo: de forma imbecilizada.
O conjunto de coisas que leva à doutrinação pode ser chamado de máquina da doutrinação, a qual é composta de três pilares:
MÍDIA, CULTURA E INSTITUIÇÕES DE ENSINO.
Naturalmente, esta máquina não quer um povo livre, mas sim um povo doutrinado, gerenciável e previsível. Seu objetivo é ensinar os jovens a pensarem "fora da caixa" da prudência e da sabedoria, mas ainda "dentro da jaula" ideológica do politicamente correto.
A máquina da doutrinação determina e impõe falsas virtudes que, em vez de libertar os povos através do que é bom, belo e verdadeiro, acorrenta-os a um moralismo robótico sem precedentes, transformando-os em algo útil para os interessados por trás da agenda progressista. A máquina não quer pessoas livres, pois a liberdade comporta imprevisibilidade; quer antes pessoas facilmente domináveis que marchem rumo a uma agenda totalitária.
Em outros tempos, depositávamos a nossa confiança em pessoas que possuíssem algum tipo de autoridade: nossos pais, pessoas mais velhas ou com mais experiência, veículos de comunicação, governantes de um Estado, professores, estudiosos, médicos e autoridades religiosas. A humanidade se sentia segura ao respeitar os ensinamentos de quem quer que estivesse em um patamar mais alto na hierarquia social, moral e religiosa.
Ao passo que, hoje em dia,
A DOUTRINAÇÃO É UNIVERSAL E NÃO FAZ DISTINÇÃO DE IDADE, RAÇA OU ETNIA.
Deois de décadas de infiltração progressista nas escolas, na mídia e na cultura, temos de remar contra a maré e buscar no passado a nossa verdadeira essência dos ensinamentos de culturas e de personalidades, que viram suas filosofias serem pouco a pouco dissolvidas à medida que as ideologias modernas adiquiriam capilaridade no mundo contemporâneo. É tão profundo o nível atual de doutrinação que muitas vezes duvidamos de nossa própria inteligência e dos nossos sentimentos mais intrínsecos. "Mas será que isso tudo é ruim?". Ou ainda "Será que eu não estou errado, enquanto o mundo todo 'progride' para o que seria melhor para a humanidade nos dias atuais"
Quando falo de doutrinação progressista, é muito comum ouvir coisas deste tipo "Nossa, você está falando tudo o que eu penso, mas tinha medo de falar por achar que estava louco". Não, VOCÊ NÃO ESTÁ LOUCO: È O MUNDO QUE ESTÁ DE PONTA CABEÇA.
E é essa inversão sistemática e proposital de valores, a que hoje em dia comumente chamamos de doutrinação, o tema deste livro. Aqui damos o primeiro passo para conhecer os pilares da máquina de doutrinação que domina a mídia, a cultura e as instituições de ensino e reconhecer que somos todos em certa medida vítimas da doutrinação progressita, buscando a origem da doutrinação no Brasil e no mundo, para então nos libertarmos da prisão ideológica que nos foi imposta e trilharmos de fato o caminho da liberdade.
Este é o texto, de hoje, do livro - O MÍNIMO SOBRE DOUTRINAÇÃO, escrito por PIETRA BERTOLAZZI,
Espero que tenham gostado.
Grande abraço
Paulo Coimbra
Abril de 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário