"DEMOCRACIA É A ARTE DE ADMINISTRAR OS CONTRÁRIOS E DE CONVIVER, RESPEITOSAMENTE, COM AS DIFERENÇAS". Luiz Carlos Nemetz.

terça-feira, 30 de março de 2021

POLICIAL MORTO ONTEM NA BAHIA


"NÃO VOU DEIXAR, NÃO VOU PERMITIR QUE VIOLEM A DIGNIDADE E HONRA DO TRABALHADOR"

Palavras de Weslei Soares, policial morto ontem na BAHIA por seus próprios companheiros de farda.

As autoridades afirmaram que foi um surto psicótico.

AMIGOS.

Pesquisei no Google e achei, entre tantos comentários, um que reflete bem, a situação atual.

"A palavra “surto” é popularmente utilizada para descrever mudanças de comportamento inesperadas ou desproporcionais diante de um acontecimento do dia a dia.  Porém, diferentemente do que acontece em situações cotidianas específicas, como um acesso de raiva passageiro em meio a uma briga, por exemplo, o surto psicótico normalmente ocorre sem aviso, sendo acompanhado por sintomas psicóticos (ou psicose)".

"André de Aguiar Wolter, médico psiquiatra do Hospital Santa Mônica, explica que esses sintomas podem ser definidos como “fenômenos sensoriais (envolvem os cinco sentidos) ou conteúdos de pensamento que fogem da realidade”. 

Vejam bem:  vamos analisar as duas frases sublinhadas.

1- Mudanças de comportamento inesperadas ou desproporcionais diante de um acontecimento do dia a dia.
No meu entendimento refere-se ao fato de ser policial e ter de obedecer ordens de superiores, que para ele seriam erradas, prender pessoas de bem, pessoas honestas que estão trabalhando  para sustentar suas famílias e vivem do dinheiro arrecadado hoje para se alimentarem amanhã.

Prender pessoas do bem, enquanto bandidos, poderosos ou não, estão sendo soltos, diariamente, sem qualquer explicação lógica, não podendo entrar nas favelas, do Rio de Janeiro, para combater traficantes e vendo a cracolândia, em São Paulo, continuar seu dia a dia, normalmente, sem que os policiais possam fazer alguma coisa, uma vez que a ordem dos superiores agora é outra, faz parte dessa mudança comportamental.

2 - esses sintomas podem ser definidos como “fenômenos sensoriais (envolvem os cinco sentidos) ou conteúdos de pensamento que fogem da realidade”.

Exatamente o que comentei acima, a situação anormal (e no caso do policial, ainda maior) que foge da realidade, afeta todos os nossos sentidos. 

Quantas vezes nós, que não somos policiais, já tivemos vontade de jogar tudo para cima e sair rua à fora para aliviar nossas tensões devido ao momento atual?

Então meu caro.  Cuide-se.

FIQUE EM CASA, se puder, se tiver condições.

Não vamos criticar quem tem que sair para buscar a sua sobrevivência, da família e filhos.

Senhores Prefeitos e Governadores flexibilizem seus decretos, permitam que as pessoas que precisam, possam trabalhar mantendo todo cuidado necessário para sua saúde e dos demais.

A todos nós que estamos vivendo este momento de pandemia, vamos nos cuidar, se  for realmente necessário sair use máscara,  álcool gel ao chegar em algum estabelecimento comercial e mantenha a distancia recomendada.

TODOS NÓS FAZEMOS PARTE DA SOLUÇÃO. 

Basta um pouco de bom senso e responsabilidade.

Grande abraço
Paulo Coimbra

Março/2021.

Um comentário:

  1. Me causa muita surpresa que este triste fato seja tratado como um fato isolado de "surto psicótico"....claro que todos nós estamos passíveis de sofrer um,e entendo que cada caso deva ser tratado com a importância que as circunstâncias o criaram.....neste caso,talvez nunca passemos da especulação pois infelizmente a vida do Militar se apagou....mas não é difícil de imaginar a luta interna de quem um dia escolheu defender com a vida conceitos de dignidade e defesa do seu semelhante o que acabou literalmente acontecendo...triste,muito triste
    Neuza Rodrigues

    ResponderExcluir