AMIGOS
Este ano iremos escolher novos ocupantes para os postos de presidente da República, governador, senador, deputado estadual e federal, portanto, muita atenção na hora de dar seu voto a um candidato.
Tenho 73 anos e já acompanhei várias eleições, mas este último congresso - Câmara dos Deputados e Senado Federal - sem dúvida nenhuma, sua composição de parlamentares é a pior dos últimos anos.
A grande maioria, com raríssimas exceções, tem o rabo preso, ficha suja, e por este motivo são acomodados e se acovardam frente a situações irregulares e inconstitucionais que diariamente estão acontecendo. Só se preocupam com eles mesmos.
SENADO - Renova 1/3 de seus componentes. Teremos a chance de trocar 27 "DELES". Por favor vamos escolher bem, com sabedoria, pois esta eleição é fundamental para o futuro do Brasil.
DEPUTADO ESTADUAL e FEDERAL - A partir deste ano a eleição para estes cargos será um pouco diferente pois de acordo com uma mudança na legislação, aprovada pelo Congresso em 2015, vai reduzir a famosa distorção que havia pelos "puxadores de voto" - ou seja um candidato com enorme votação, por um partido ou coligação, garantia sua cadeira na Câmara e ainda puxava colegas deste mesmo partido ou coligação, com menos votos que muitos de outros partidos com votação mais expressiva.
Nestas eleições teremos a cláusula de desempenho para deputados, que exigirá um número mínimo de votos nominais. Precisam ter pelo menos 10% do quociente eleitoral para serem eleitos - quantidade de votos válidos dividida pelo número de vagas de cada estado.
Então, fiquemos atentos, nesta eleição nosso voto ficou mais valorizado.
GOVERNADORES - interessa diretamente as cidades e estados.
Nesta, também, muita atenção em quem vai escolher para comandar seu futuro pelos próximos 4 anos.
Não se deixe iludir.
Quando eles começarem a fazer campanha, vão ir de casa em casa, apertar sua mão, abraçar idosos, beijar criancinhas, visitar periferia.
É tudo interesse momentâneo, depois de eleitos, meus caros, BABAUS.
Esta história de que o PODER EMANA DO POVO, atualmente é só uma frase da Constituição, mas que poderá se tornar realidade se formos as urnas e exercermos nosso direito de voto, com consciência e fé.
Votar em branco, nulo ou abster-se é OMISSÃO.
Depois não adianta reclamar e achar que está ruim.
Só depende de nós.
Grande abraço
Paulo Coimbra
Fevereiro/2022.
É uma pena que...na hora em que votamos...estamos acreditando piamente ser a melhor escolha. Depois....quantas decepções....
ResponderExcluirVamos ser conscientes, esquecer amizades e parentesco. O Brasil precisa de pessoas honestas que queiram realmente um futuro melhor. E Bolsonaro 2022.
ResponderExcluirImportante dar um basta aos "fichas sujas"! Vamos moralizar o Congresso!
ResponderExcluirNa hora de escolher,procuramos uma pessoa de perfil e conduta ilibados,depois que estão ocupando seus cargos começam as vendas de votos, decisões tomadas conforme interesses de cada um,enfim....claro que existem exceções,o difícil é acertar nas escolhas....que Deus nos inspire e ilumine🙏🙏
ResponderExcluir